segunda-feira, 29 de julho de 2013

Entrega da Candidatura

Hoje, dia 29 de Julho, os três primeiros elementos da lista independente "Juntos pelo Casteleiro", entregaram no Tribunal do Sabugal o processo de candidatura às eleições autárquicas de 29 de Setembro.

 

Paulo Pires

Paulo Jorge Pires é candidato pela lista "Juntos pelo Casteleiro".
 
 
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

quarta-feira, 24 de julho de 2013

terça-feira, 23 de julho de 2013

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quem fala de nós - 4

A crónica semanal de José Carlos Mendes no Capeia Arraiana é dedicada ao Casteleiro. Pode ler aqui. Reproduzimos, na íntegra, a entrevista do candidato à presidência da Junta de Freguesia da lista "Juntos pelo Casteleiro", António Marques.
 
 
 
Entrevista com António Marques
António Marques, o actual Presidente da Junta de Freguesia do Casteleiro e candidato a novo mandato, para nós, no Casteleiro é o Tó Zé. No blogue «Juntos pelo Casteleiro» ele apresenta-se às eleições de 29 de Setembro, juntamente com os seus actuais companheiros de Junta: Vitorino Fortuna e Carlos Gonçalves.
Esta semana pedi ao Tó Zé que se dispusesse a esta conversa com o «Capeia» porque vai sendo tempo de «dar a cara» pelo Casteleiro neste qualificado jornal regional de grande divulgação por todo o concelho do Sabugal e pela zona beirã norte.
Vamos então à conversa com o candidato, a quem pedimos respostas curtas e sintéticas.
- Caro Tó Zé, a recandidatura da vossa actual equipa aparece sob o lema «Juntos pelo Casteleiro» e tem como razão principal, segundo todos podemos ler, o facto de estar em marcha uma obra que não deve ser interrompida. Que obra é essa?
Quando, em 2009, a actual equipa apresentou a sua candidatura, assumimos um compromisso com os casteleirenses: desenvolver, em todas as frentes, acções que contribuam para o desenvolvimento da nossa aldeia, criando as condições para aqui se viver com mais e melhor qualidade de vida; promover um conjunto de medidas direccionadas às necessidades dos que aqui vivem; lançar iniciativas de preservação do nosso património e desenvolver programas sociais e culturais que tornem a nossa terra mais atractiva.
Foi esse o trabalho que iniciámos, com projectos concretizados em todas as áreas, que os casteleirenses bem conhecem, e outros que estão em curso, ou que entretanto surgiram. Hoje, podemos afirmar, que o Casteleiro “vive” e “respira” e que, acima de tudo, existe uma ambição e uma determinação firme de todos os dias construir mais e melhor.
O Casteleiro será sempre uma obra em construção!
- Com a situação do País, com a falta de dinheiro por todo o lado, não temem que por falta de verbas, não consigam cumprir e continuar a tal obra em marcha e que venham a desanimar por causa disso? Não virão e desistir? Não baixam os braços?
A história do Casteleiro é um exemplo claro de gente que nunca baixou os braços. Que nunca desistiu. Bem pelo contrário, com ou sem dinheiro, com mais ou menos dificuldades, sempre soube erguer os seus valores e lutar por eles. Um bom exemplo individual dessa atitude, por estes dias tão falada no Sabugal, foi a acção de Joaquim Mendes Guerra, mentor do “Motim do Aguilhão”, uma revolta de lavradores contra os impostos. Na altura presidente da junta de freguesia do Casteleiro, marchou para a Câmara do Sabugal com mais de mil lavradores armados com varapaus. Corria o ano de 1926. Como podemos nós, hoje, desistir?
- De forma bem clara: qual vai ser o rumo do Casteleiro nos próximos quatro anos?
O rumo do Casteleiro será sempre aquele que resultar da vontade dos casteleirenses. Mas será, certamente, um caminho com um objectivo muito claro: lutar contra a desertificação, implementar medidas que respondam às necessidades dos que aqui vivem, requalificar o património e procurar, sempre, tudo o que possa contribuir para que a nossa Aldeia seja uma terra com futuro.
- É sabido (e nós aqui no «Capeia» temos divulgado bem essa realidade) que na nossa terra há várias instituições que têm trabalhado em conjunto. Supondo que assim continuará a acontecer, pergunto: qual é o segredo desta unidade no trabalho com cada uma delas?
As instituições existentes no Casteleiro têm algo transversal que não é segredo mas assumido por todos: o seu amor à terra que os viu nascer e uma ambição desmedida de, com engenho e arte, contribuir todos os dias para que o amanhã desta terra seja sustentado e melhor que o presente.
- Há um projecto de divulgação para pôr o Casteleiro no mapa, como se costuma dizer?
Existe, desde a primeira hora, um projecto que todos os dias é renovado. Foram dados alguns passos concretos, de que é exemplo feliz a “Festa da Caça” e mais recentemente a colocação no mercado de uma marca de vinho “Casteleiro”. Mas essas são peças de um sonho mais amplo que está a ser desenhado e que, talvez nos próximos meses, tenha resultados surpreendentes não só para o Casteleiro, mas para a região.
- Supondo que continuarão a lutar pelos interesses da povoação e das pessoas, melhorando acessos aos terrenos de cultura e cumprindo outros objectivos, eu e os leitores temos de colocar esta questão: qual é o segredo para aparecer dinheiro para isso, quando anda tudo aflito com falta de verbas?
Em democracia não há nem pode haver segredos. O que há é uma gestão com uma lupa apontada ao cêntimo e o estar atento a todas as oportunidades que surgem, nomeadamente candidaturas a programas nacionais.
- Finalmente, mas não menos importante, é indispensável fazer a pergunta em que muitos leitores estão a pensar e até já pensavam que não era feita… E a pergunta é simples: porquê uma lista independente?
Porque o Casteleiro tem que estar acima de quaisquer cores partidárias, estratégias políticas, credos ou crenças. Porque unidos, com as nossas diferenças, somos mais fortes. O que nos une é o futuro desta terra, que é a nossa e, JUNTOS, certamente faremos uma construção mais sólida.
Esta candidatura não é independente. É uma candidatura totalmente dependente em ousar, diariamente, erguer a bandeira do Casteleiro o mais alto que lhe for possível!
 


 

domingo, 21 de julho de 2013

sábado, 20 de julho de 2013

Ismael Martins

Ismael Gonçalves Martins, actual membro da Assembleia de Freguesia de Casteleiro, é recandidato ao cargo pela lista "Juntos pelo Casteleiro".
 
 
 
 

Maria Helena Fonseca

Maria Helena Fonseca, é candidata pela lista "Juntos pelo Casteleiro".
 
 
 

Albertino Lopes

Albertino Machado Lopes, vogal da Junta de Freguesia de 1994 a 1998 e Presidente durante três mandatos, de 1998 a 2009, é candidato na lista "Juntos pelo Casteleiro".
 
 
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Beatriz Nabais

Beatriz Conceição Nabais, actual membro da Assembleia de Freguesia de Casteleiro, é recandidata ao cargo pela lista "Juntos pelo Casteleiro".


Mandatário da candidatura "Juntos pelo Casteleiro"

Vitorino Fortuna, há vários mandatos membro do executivo da Junta de Freguesia e actual candidato às eleições de 29 de Setembro, é o Mandatário da candidatura "Juntos pelo Casteleiro".
Vitorino Fortuna, pai da Vereadora Sandra Fortuna, é um profundo conhecedor da realidade casteleirense e tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho ímpar pelo desenvolvimento da sua terra, com empenho, dedicação e verdadeiro sentido de serviço público.
 
 
 

domingo, 14 de julho de 2013

Jaime Rodrigues

Jaime de Jesus Rodrigues, actual membro da Assembleia de Freguesia de Casteleiro, é recandidato ao cargo pela lista "Juntos pelo Casteleiro".

  

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cristina Alexandrino


Cristina Maria Soares Alexandrino, actual Presidente da Assembleia de Freguesia de Casteleiro, é recandidata ao cargo pela lista “Juntos pelo Casteleiro”.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Recenseamento

Foi já publicado no Diário da República o número de eleitores válido para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. O Casteleiro, que em 2009 tinha 461 eleitores, reduz para 402. Uma quebra de 59 recenseados. No total do Concelho do Sabugal, o número de eleitores também diminuiu de 16322 para 15044.
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Quem fala de nós - 3

Ramiro Matos, presidente da Assembleia Municipal do Sabugal e amigo de longa data do Casteleiro, habitual cronista do Capeia Arraiana, dedica esta semana o seu texto à candidatura "Juntos pelo Casteleiro". Para ler, clicar na foto ou seguir este link.

 
 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quem fala de nós - 2

O Portal sobre as Eleições Autárquicas 2013 conta já com a presença da candidatura "Juntos pelo Casteleiro". Para ler, clicar na foto ou seguir este link.

 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Quem fala de nós - 1

O nosso conterrâneo José Carlos Mendes, cronista habitual do "Capeia Arraiana", dedica esta semana a sua crónica à candidatura "Juntos pelo Casteleiro". Para ler, clicar na foto ou seguir este link.


A mesma equipa, novos desafios


A equipa do actual executivo da Junta de Freguesia recandidata-se a novo mandato. Com a mesma convicção, a mesma vontade e com o forte desejo de prosseguir o caminho iniciado. O Casteleiro é uma obra que não pode parar!